07.03.2015 / Dom Onécimo Alberton

Mensagem de agradecimento de Dom Onécimo

Minha gratidão, minha prece e saudade

Guardo na minha mente e no meu coração os momentos vivos e marcantes celebrados na ordenação episcopal, no dia 22 de fevereiro, junto a todo o Povo Santo de Deus, padres, bispos, religiosos, religiosas e seminaristas que estiveram presentes naquela ocasião.

Venho, “como um irmão querido” (Flm 16), externar minha gratidão a todos que não mediram esforços para que esse momento fosse tão bem celebrado e vivido. Na preparação da liturgia, dos cantos, do ambiente, da infraestrutura e da segurança, agradeço imensamente à Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro Michel, suas comunidades, Movimentos de Irmãos e Cursilho de Cristandade, CAEP e Secretaria, ao pároco, Padre Chico, e ao vigário, Padre Agenor, pelo empenho e dedicação. À Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá; São Donato, de Içara e São José, da Catedral; à Pastoral Vocacional; à Coordenação da Cáritas Diocesana e à Diocese de Criciúma, de coração, meu agradecimento acompanhado de minhas preces. Por tão bela e carinhosa acolhida, amizade e presença que também encontrei junto às comunidades do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza; da Paróquia Santa Otília, em Orleans, e Nossa Senhora das Dores, em Brusque do Sul, minha terra natal, que guardo em meu coração.

O gesto de amor e de solidariedade que recebi durante os 22 anos de vida presbiteral nesta Diocese de Criciúma me dá confiança na vivência do ministério episcopal junto ao Povo de Deus da Diocese de Rio do Sul. O mesmo Deus que me chamou, será o mesmo que irá me acompanhar, todos os dias, no ministério que Ele me confia. Que Maria, mãe e serva do Senhor, me ajude a me colocar diante de seu Filho Jesus com a mesma disposição de, em tudo, fazer a vontade do Pai.

“Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Este lema me dirá, todos os dias, que disposição devo ter no meu coração, quando acordar para um novo dia como Bispo, junto ao Povo de Deus da Diocese de Rio do Sul.

Peço a oração de todos e convido a participarem, no dia 15 de março, às 15 horas, na Catedral São João Batista, em Rio do Sul, da Celebração Eucarística que marcará o início de meu ministério pastoral naquela Diocese.

A todos e a todas, meu abraço, minha gratidão e que Deus os abençoe!

Dom Onécimo Alberton